Sistema registrou 297,4 milhões de operações em um único dia, maior volume desde a criação da ferramenta.
O Pix registrou um novo recorde de transações diárias na última sexta-feira, 28 de novembro. Dados do Banco Central mostram que foram realizadas 297,4 milhões de operações em apenas um dia, movimentando R$ 166,2 bilhões, o maior volume desde a criação do sistema.
O salto no uso do Pix ocorreu no mesmo dia em que milhões de trabalhadores receberam a primeira parcela do 13º salário, recurso que historicamente aumenta a liquidez na economia neste período. A movimentação também foi impulsionada pela Black Friday, quando varejistas concentram descontos e consumidores ampliam o volume de compras online e presenciais.

Para o Banco Central, o dado reforça o papel do Pix como infraestrutura essencial para o funcionamento do sistema financeiro brasileiro. Em nota, a instituição afirmou que o desempenho “é mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional”.
O recorde anterior havia sido registrado em 5 de setembro, quando 290 milhões de operações foram feitas em um único dia.
*Matéria publicada originalmente em IstoÉ Dinheiro, parceiro de B3 Bora Investir
Leia também:

















