Prêmio do Senado: Um símbolo de esforço político diante da crise nos resultados

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Solenidade reconhece o esforço dos estados no cumprimento das metas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir 100% de letramento ao final do 2º ano do ensino fundamental.

O Senado Federal estendeu o tapete vermelho nesta segunda-feira (13) para homenagear os 27 governadores do país, celebrando o engajamento de todos no “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”. O gesto simboliza uma união política em torno da educação. Contudo, a celebração ocorre em um momento de máxima expectativa e apreensão. No final deste mês de outubro, milhões de alunos participarão de uma nova e decisiva edição do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Esta será a primeira avaliação em larga escala a medir se os esforços do pacto e o investimento de R$ 2 bilhões, estão, de fato, começando a reverter o quadro dramático revelado no último Saeb. A avaliação pós-pandemia mostrou uma queda histórica, com menos da metade dos alunos do 2º ano atingindo o nível adequado de alfabetização.

Nesse contexto, a homenagem no Senado ganha um novo significado. Ela funciona como um “voto de confiança” e um reforço político estratégico antes da divulgação dos novos resultados. É um reconhecimento pelo esforço de colaboração, mas que carrega a pressão do teste iminente.

Mais do que nunca, a política e a realidade da sala de aula estão prestes a se encontrar. Enquanto os diplomas são entregues em Brasília, o verdadeiro veredito sobre a eficácia do pacto virá dos dados colhidos nas escolas. A cerimônia foi o aplauso pelo compromisso; o resultado do Saeb será a prova final se o caminho escolhido está correto.

Fonte: Agência Senado/Redação HC

Leia também:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *