A Amazon comprou três lançamentos de foguetes da SpaceX para viabilizar o Projeto Kuiper. O lançamento será muito importante para a Amazon, visto que, o sistema Kuiper da empresa pretende competir com o Starlink de Elon Musk no mercado de banda larga via satélite. Tanto Starlink quanto Kuiper representam esforços multibilionários para criar redes com milhares de satélites em órbita para atender clientes que vão desde consumidores comuns até governos.
Onde entra o Magalu? Com um projeto mais modesto a empresa anunciou que o Magazine Luiza vai entrar no mercado de armazenamento de dados concorrendo com a Amazon. Segundo a presidente do Conselho Administrativo, Luiza Helena Trajano, as empresas brasileiras ficarão mais seguras se seus dados estiverem armazenados no Brasil e não nos EUA.
O Magalu Cloud vai ser lançado gradativamente ao longo de 2024. O plano é oferecer serviços de armazenamento, computação, rede, banco de dados, firewalls e inteligência artificial. O primeiro deles será o de armazenamento, cuja oferta estará disponível de forma geral no primeiro trimestre de 2024.
Esse mercado de armazenamento em nuvem é uma briga de cachorro grande. 31% desse mercado é dominado pela Amazon AWS e em segundo lugar vem a Microsoft, com 24% e o Google vem atrás, com 8%.
A Amazon já fez um pedido para lançamentos de três, dos principais rivais de foguetes da SpaceX, incluindo Blue Origin, de Jeff Bezos – uma decisão que foi examinada em um processo de acionistas contra a Amazon no início deste ano, que alegava que a rivalidade de Bezos com o colega bilionário Musk não seria interessante.
Amazon gigante do comércio eletrônico, pretende montar uma rede de 3,2 mil satélites para fornecer internet, no mesmo modelo da Starlink, controlada por Musk, que tem uma rede com 5 mil satélites.
Da redação