Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio mostra melhora tímida no acesso ao crédito e percepção mais positiva sobre emprego e renda
A intenção de consumo das famílias brasileiras cresceu 0,5% em junho na comparação com o mês anterior, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgado nesta segunda-feira (24). Apesar do avanço modesto, o resultado marca o décimo mês consecutivo de alta.
O destaque foi o componente “Acesso ao crédito”, que subiu 2,5%, indicando uma melhora na percepção das famílias sobre as condições para financiar compras ou obter empréstimos. Também houve alta nos indicadores de renda atual, segurança no emprego e perspectiva profissional.
“A inflação mais controlada e a manutenção dos empregos ajudam a sustentar o consumo, mesmo com os juros ainda altos”, avaliou o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes.
O índice total ficou em 86,2 pontos em junho. O patamar ainda é considerado abaixo do nível de otimismo (100 pontos), mas representa uma melhora contínua em relação ao início de 2024.
Analistas alertam, porém, que o endividamento continua elevado, e que a recuperação do consumo deve seguir de forma lenta e desigual, com maior concentração nas classes B e C. A MP do crédito consignado, aprovada recentemente em comissão, também poderá ter impacto sobre o comportamento de consumo nos próximos meses.
A pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 24 de junho de 2025, refere-se ao mês de junho de 2025, mas os dados foram coletados entre os dias 1º e 15 de junho, segundo a própria CNC.
Fonte: JHC/CNC